Nossos Tratamentos​

Conheça um pouco mais sobre cada tratamento.

A Harmonização Orofacial, ou HOF, é uma especialidade odontológica que visa equilibrar o sorriso e o rosto para melhorar a saúde, o equilíbrio e a autoestima do paciente. O tratamento começa com uma avaliação completa da face pelo dentista, incluindo a análise do sorriso, da pele, das arcadas dentárias e as queixas do paciente. Com base nessas informações, o profissional pode planejar uma abordagem personalizada que integre procedimentos estéticos-faciais e dentais.

Entre os procedimentos de Harmonização Orofacial mais comuns, estão:Free photo woman with marked face receiving botox injection

  • Bioestimulação de colágeno: é uma injeção de produtos, como o Sculptra, que estimulam o corpo a produzir colágeno, melhorando a flacidez e corrigindo a falta de suporte em algumas áreas.
  • Bichectomia: retirada da gordura das bochechas para dar um aspecto mais fino ao rosto.
  • Lipoaspiração de papada: eliminação da gordura abaixo do queixo para melhorar o contorno mandibular.
  • Preenchimento facial: aplicação de ácido hialurônico para rejuvenescer o rosto, corrigir cicatrizes, preencher lábios, reduzir olheiras e destacar áreas estratégicas do rosto.
  • Toxina Botulínica: conhecido como Botox, é usado para prevenir rugas dinâmicas e apertamento dos dentes.
  • Fios de sustentação ou fios de PDO: fios finos que oferecem sustentação, hidratação, aumento de volume e redução de rugas em qualquer parte do rosto, incluindo nariz, olhos e testa.

Ortodontia é a especialidade que tem como objetivo a prevenção, a supervisão e a orientação do desenvolvimento do aparelho mastigatório e a correção das estruturas dento-faciais, incluindo as condições que requeiram movimentação dentária, bem como harmonização da face no complexo maxilomandibular. As áreas de competência para atuação do especialista em Ortodontia incluem:

a) Diagnóstico, prevenção, interceptação e prognóstico das maloclusões e disfunções neuro-musculares;

b) Planejamento do tratamento e sua execução mediante indicação, aplicação e controle dos aparelhos mecanoterápicos, para obter e manter relações oclusais normais em harmonia funcional, estética e ortodôntica fisiológica com as estruturas faciais;

c) Interrelacionamento com outras especialidades afins necessárias ao tratamento integral da face.

Implantodontia é a especialidade que tem como objetivo a implantação na mandíbula e na maxila, de materiais aloplásticos destinados a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais. 

As áreas de competência para atuação do especialista em Implantodontia incluem:

a) Diagnóstico das condições das estruturas ósseas dos maxilares;

b) Diagnóstico das alterações das mucosas bucais, e das estruturas de suporte dos elementos dentários;

c) Técnicas e procedimentos de laboratório relativos aos diferentes tipos de prótese a serem executadas sobre os implantes;

d) Técnicas cirúrgicas específicas ou afins nas colocações de implantes;

e) Manutenção e controle dos implantes;

f) Realização de enxertos ósseos e gengivais e de implantes dentários no complexo maxilofacial.

Periodontia é a especialidade que tem como objetivo o estudo dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes, o diagnóstico, a prevenção, o tratamento das alterações nesses tecidos e das manifestações das condições sistêmicas no periodonto, e a terapia de manutenção para o controle da saúde. As áreas de competência para atuação do especialista em Periodontia incluem:

a) Avaliação diagnóstica e planejamento do tratamento;

b) Avaliação da influência da doença periodontal em condições sistêmicas;

c) Controle dos agentes etiológicos e fatores de risco das doenças dos tecidos de suporte e circundantes dos dentes e dos seus substitutos;

d) Procedimentos preventivos, clínicos e cirúrgicos para regeneração dos tecidos periodontais e peri-implantares;

e) Planejamento e instalação de implantes e restituição das estruturas de suporte, enxertando materiais naturais e sintéticos;

f) Procedimentos necessários à manutenção de saúde.

A cirurgia guiada por computador na odontologia é uma técnica avançada que utiliza tecnologia de imagem para guiar o cirurgião durante procedimentos odontológicos. Essa técnica permite que os cirurgiões-dentistas realizem procedimentos precisos e minimamente invasivos, reduzindo o tempo de recuperação e as cicatrizes dos pacientes.

A cirurgia guiada por computador na odontologia é realizada com o auxílio de equipamentos de imagem, como tomografias e radiografias digitais, que fornecem informações precisas sobre a anatomia bucal do paciente. Essas informações são então usadas para criar mapas tridimensionais da boca do paciente, que são usados pelo cirurgião para guiar o procedimento.

Algumas das vantagens da cirurgia guiada por computador na odontologia incluem:

  • Menor dor pós-operatória
  • Menor tempo de recuperação
  • Menor risco de infecção
  • Menores cicatrizes
  • Menores danos aos tecidos saudáveis
  • Melhor precisão.

A cirurgia guiada por computador na odontologia é indicada para implante dentário, cirurgia periodontal, cirurgia oral e maxilofacial.

 

Endodontia é a especialidade que tem como objetivo a preservação do dente por meio de prevenção,

 diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares. As áreas de competência para atuação do especialista em Endodontia incluem:

 

a) Procedimentos conservado res da vitalidade pulpar;

 

b) Procedimentos cirúrgicos no tecido e nas cavidades pulpares;

c) Procedimentos cirúrgicos paraendodônticos;

d) Tratamento dos traumatismos dentários.

Estomatologia é a especialidade da Odontologia que tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento das doenças próprias do complexo maxilomandibular, das manifestações bucais de doenças sistêmicas e das repercussões bucais do tratamento antineoplásico. As áreas de competência do especialista em Estomatologia incluem:

a) Promoção e execução de procedimentos preventivos em nível individual e coletivo na área de saúde bucal, com especial ênfase à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de boca;

b) Condução ou supervisão de atividades de pesquisa e epidemiológica, clínica e/ou laboratorial relacionadas aos temas de interesse da especialidade;

c) Realização ou solicitação de exames complementares, necessários ao esclarecimento do diagnóstico, bem como adequar ao tratamento.

Prótese Dentária é a especialidade que tem como objetivo a reconstrução dos dentes parcialmente destruídos ou a reposição de dentes ausentes visando à manutenção das funções do sistema estomatognático,

proporcionando ao paciente a função, a saúde, o conforto e a estética. As áreas de competência do especialista em Prótese Dentária incluem:

a) Diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle dos distúrbios craniomandibulares e de oclusão, através da prótese fixa, da prótese removível parcial ou total e da prótese sobre implantes;

b) Atividades de laboratório necessárias à execução dos trabalhos protéticos;

c) Procedimentos e técnicas de confecção de próteses fixas, removíveis parciais e totais como substituição das perdas de substâncias dentárias e paradentárias;

d) Procedimentos necessários ao planejamento, confecção e instalação de próteses sobre implantes;

e) Manutenção e controle da reabilitação.

As lentes de contato dentais são dispositivos odontológicos que são colocados sobre os dentes para melhorar a estética e a funcionalidade da boca. Elas são feitas de porcelana ou resina composta e são projetadas para se encaixar perfeitamente sobre o dente, cobrindo imperfeições ou corrigindo problemas estéticos.

As lentes de contato dentais são usadas para corrigir problemas como dentes manchados, desgastados, desalinhados ou quebrados. Elas também podem ser usadas para preencher espaços entre os dentes, para criar a aparência de dentes mais longos ou para mudar a forma dos dentes.

A colocação de lentes de contato dentais geralmente é realizada em duas etapas. Na primeira etapa, o dentista limpa e prepara os dentes e toma impressões para criar as lentes. Na segunda etapa, as lentes são ajustadas e coladas aos dentes.

Uma vantagem das lentes de contato dentais é que elas são uma opção minimamente invasiva para corrigir problemas estéticos dos dentes. Elas também são uma opção temporária, o que significa que podem ser removidas ou substituídas se necessário.

Existem algumas desvantagens das lentes de contato dentais. Elas podem ser mais caras do que outras opções estéticas, como facetas dentais. Além disso, as lentes podem se deslocar ou se desgastar com o tempo e precisam ser substituídas.

Odontogeriatria é a especialidade que se concentra no estudo dos fenômenos decorrentes do envelhecimento que também têm repercussão na boca e suas estruturas associadas, bem como a promoção da saúde, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de enfermidades bucais e do sistema estomatognático do idoso. As áreas de competência para atuação do especialista em Odontogeriatria incluem:

a) Estudo do impacto de fatores sociais e demográficos no estado de saúde bucal dos idosos;

b) Estudo do envelhecimento do sistema estomatognático e suas consequências;

c) Estudo, diagnóstico e tratamento das patologias bucais do paciente idoso, inclusive as derivadas de terapias medicamentosas e de irradiação, bem como do câncer bucal;

d) Planejamento multidisciplinar integral de sistemas e métodos para atenção odontológica ao paciente geriátrico.

A Dentística, em uma visão abrangente e humanística, tem como objetivo o estudo e a aplicação de procedimentos educativos, preventivos e terapêuticos, para devolver ao dente sua integridade fisiológica, e assim contribuir de forma integrada com as demais especialidades para o restabelecimento e a manutenção da saúde do sistema estomatognático. As áreas de competência para atuação do especialista em Dentística incluem:

a) Procedimentos educativos e preventivos, devendo o especialista informar e educar o paciente e a comunidade sobre os conhecimentos indispensáveis à manutenção da saúde;

b) Procedimentos estéticos, educativos e preventivos;

c) Procedimentos conservadores da vitalidade pulpar;

d) Restabelecimento das relações dinâmicas e funcionais dos dentes em oclusão;

e) Manutenção e controle das restaurações;

f) Restaurações das lesões dentárias através de procedimentos diretos e indiretos;

g) Confecção de restaurações estéticas indiretas, unitárias ou não;

h) Restauração e prótese adesivas diretas.

Ortopedia Funcional dos Maxilares é a especialidade que tem como objetivo prevenir, oferecer condições ao sistema estomatognático para alcançar a sua normalidade morfofuncional, e tratar as má-oclusões e suas consequências físico-funcionais através de recursos terapêuticos que utilizem estímulos funcionais, visando ao equilíbrio morfofuncional do sistema estomatognático e/ou a profilaxia e/ou o tratamento de distúrbios crânio mandibulares e/ou remoção de hábitos deletérios, através de estímulos de diversas origens que provoquem estas respostas, baseados no conceito da funcionalidade dos órgãos. Podendo também fazer uso da supervisão da evolução de desenvolvimento do sistema estomatognático, intervindo quando possível e necessário, fazendo uso de recursos terapêuticos funcionais, inclusive a orientação mastigatória. As áreas de competência para atuação do especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares incluem:

a) Prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento das má-oclusões, através de métodos ortopédicos funcionais;

b) Tratamento e planejamento mediante o manejo das forças naturais, em relação a:

1. Crescimento e desenvolvimento;

2. Erupção dentária;

3. Postura e movimento mandibular;

4. Posição e movimento da língua; e,

5. Distúrbios craniomandibulares.

c) Interrelacionamento com outras especialidades afins, necessárias ao tratamento integral dos defeitos morfofuncionais da face.

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial é a especialidade que tem por objetivo promover e desenvolver uma base de conhecimentos científicos para melhor compreensão do diagnóstico e no tratamento das dores e distúrbios do sistema mastigatório, região orofacial e estruturas relacionadas. As áreas de competência para atuação do especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial incluem:

a) Diagnóstico e prognóstico das dores orofaciais complexas, particularmente aquelas de natureza crônica;

b) Diagnóstico e prognóstico das disfunções temporomandibulares;

c) Interrelacionamento e participação da equipe multidisciplinar de dor em Instituições de Saúde, de Ensino e de Pesquisa;

d) Realização de estudos epidemiológicos, clínicos e laboratoriais das disfunções temporomandibulares e dores que se manifestam na região orofacial; 

e) Controle e tratamento das dores orofaciais e disfunções temporomandibulares, através de procedimentos de competência odontológica.

Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais é a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento cirúrgico e coadjuvante das doenças, traumatismos, lesões e anomalias congênitas e adquiridas do aparelho mastigatório e anexos, e estruturas crânio-faciais associadas. 

As áreas de competência para atuação do especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais incluem:

a) Implantes, enxertos, transplantes e reimplantes;

b) Biópsias;

c) Cirurgia com finalidade protética;

d) Cirurgia com finalidade ortodôntica;

e) Cirurgia ortognática;

f) Diagnóstico e tratamento cirúrgico de cistos; afecções radiculares e perirradiculares; doenças das glândulas salivares; doenças da articulação temporomandibular; lesões de origem traumática na área buco-maxilo-facial; malformações congênitas ou adquiridas dos maxilares e da mandíbula; tumores benignos da cavidade bucal; tumores malignos da cavidade bucal, quando o especialista deverá atuar integrado em equipe de oncologista; e, de distúrbio neurológico, com manifestação maxilofacial, em colaboração com neurologista ou neurocirurgião.

Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais é a especialidade que tem por objetivo a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal de pacientes que tenham alguma alteração no seu sistema biopsicossocial. Leva em conta todos os aspectos envolvidos no processo de adoecimento do homem, importantíssimos na adequação do tratamento odontológico frente às necessidades dos mesmos, levando em conta a classificação de funcionalidade. Além disso, ter uma percepção e atuação dentro de um espaço de referência que tenha uma estrutura inter, multi e transdisciplinar, com envolvimento de outros profissionais de saúde e áreas correlatas, para oferecer um tratamento integral ao paciente. As áreas de competência para atuação do especialista em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, incluem:

a) Prestar atenção odontológica aos pacientes com distúrbios psíquicos, comportamentais e emocionais;

b) Prestar atenção odontológica aos pacientes que apresentam condições físicas ou sistêmicas, incapacitantes temporárias ou definitivas no nível ambulatorial, hospitalar ou domiciliar;

c) Aprofundar estudos e prestar atenção aos pacientes que apresentam problemas especiais de saúde com repercussão na boca e estruturas anexas, bem como das doenças bucais que possam ter repercussões sistêmicas;

d) Interrelacionamento e participação da equipe multidisciplinar em instituições de saúde, de ensino e de pesquisas.

Agende sua consulta

Horário de atendimento

Segunda a Sexta das 9:00h às 18:00h

Sábado das 8:00h às 12:00h

Responsável Técnico Dra. Nabila Euzébio Ferreira CRO-MG 28946 - Todos os direitos reservados. BHENN Odontologia Especializada ® 2023